Epifitismo

Bem Vindo!

Epifitismo é a forma de relação harmônica das plantas que se desenvolvem sobre outras sem parasitá-las.
A maioria das epífitas são encontradas nas Florestas Tropicais Úmidas, sendo responsáveis por parte significativa da diversidade destes locais, totalizando aproximadamente 23.500 espécies, pertencentes a 84 famílias e 876 gêneros. As temperaturas mais ou menos elevadas, podem favorecer o desenvolvimento de comunidades epifíticas altamente diversificadas.

Extinção: perigo também para as plantas


Quando falamos em extinção de espécies, sempre nos lembramos dos animais. Mas estudos levantam a alarmante hipótese de que metade das plantas do planeta podem estar ameaçadas de extinção.

A primeira lista oficial de plantas em risco de extinção foi produzida em 1968, quando o Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Florestal (IBDF) ainda era o órgão federal responsável pelo meio ambiente. Apenas 13 espécies foram apontadas, das quais sete da família das orquidáceas. Em 1980, na revisão dessa relação, ocorreu somente a inclusão de mais uma – o rabo-de-galo ou flor-da-imperatriz, da família das amarilidáceas.

A última versão da lista, lançada em 2008 pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), teve um aumento considerável em relação à anterior, passando de 108 para 472 espécies. Como nas edições anteriores, foi publicada apenas com nomes científicos, o que a torna praticamente inacessível aos leigos. Generalizando, porém, pode-se dizer que entre as plantas mais conhecidas traz muitas bromélias, orquídeas, cactos, sempre-vivas, madeiras de lei, e também o palmito-juçara, o xaxim-imperial, além das árvores já apontadas em 1992. Os biomas com maior número de espécies ameaçadas são a Mata Atlântica (276), o Cerrado (131) e a Caatinga (46). A Amazônia aparece com 24 espécies, o Pampa com 17 e o Pantanal com duas. Nenhuma espécie da lista anterior foi excluída.

As listas são consideradas instrumentos importantes para referenciar as ações de conservação da flora. No entanto, não se pode dizer que reflitam a realidade atual da devastação das matas. Um dos motivos é que até hoje não se tem um levantamento preciso de quantas espécies existem no país – não só das ainda não descobertas, mas até daquelas que já foram oficialmente descritas pelos botânicos.


- Veja Lista Oficial das Espécies da Flora Brasileira Ameaçadas de Extinção.

0 comentários:

Postar um comentário